SILVA, Salloma Salomão Jovino da. Bio-caminho

salloma Salomão Jovino da Silva, "Salloma Salomão é um dos vencedores do CONCURSO NACIONAL DE DRAMATURGIA RUTH DE SOUZA, em São Paulo, 2004. por dez anos foi Professor da FSA-SP, Produtor Cultural, Músico, Dramaturgo, Ator e Historiador. Pesquisador financiado pela Capes e CNPQ, investigador vistante do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa. Orientações Dra Maria Odila Leite da Silva, Dr José Machado Pais e Dra Antonieta Antonacci. Lançou trabalhos artísticos e de pesquisa sobre musicalidades e teatralidades negras na diáspora. Segue curioso pelo Brasil e mundo afora atrás do rastros da diáspora negra. #CORRENTE- LIBERTADORA: O QUILOMBO DA MEMÓRIA-VÍDEO- 1990- ADVP-FANTASMA. #AFRORIGEM-CD- 1995- CD-ARUANDA MUNDI. #OS SONS QUE VEM DAS RUAS- 1997- SELO NEGRO. #O DIA DAS TRIBOS-CD-1998-ARUANDA MUNDI. #UM MUNDO PRETO PAULISTANO- TCC-HISTÓRIA-PUC-SP 1997- ARUANDA MUNDI. #A POLIFONIA DO PROTESTO NEGRO- 2000-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO- PUC-SP. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- CD - 2002 -ARUANDA MUNDI #AS MARIMBAS DE DEBRET- ICS-PT- 2003. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- TESE DE DOUTORADO- 2005- PUC-SP. #FACES DA TARDE DE UM MESMO SENTIMENTO- CD- 2008- ARUANDA SALLOMA 30 ANOS DE MUSICALIDADE E NEGRITUDE- DVD-2010- ARUANDA MUNDI. Elenco de Gota D'Água Preta 2019, Criador de Agosto na cidade murada.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Teat(r)o oficina: corpos livres em perigo



Teat(r)o oficina: corpos livres em perigo

17/11/2017

Por Jean Tible*
No país da história golpeada (1), estamos vivendo os nefastos desdobramentos da sua mais recente reedição, ocorrida em 2016, que reverbera em variadas esferas. Todas as conquistas e aspirações dos de baixo estão sendo questionadas: proteção social, educação pública de qualidade, saúde para todos, combate às desigualdades sociais e raciais, políticas culturais, o limitado voto... Nessa encruzilhada, estamos: sabe(re)mos resistir (o que significa, para a esquerda, re-existir)?
É este o contexto da nova ofensiva contra o Teatro Oficina Uzyna Uzona (2), ativo há quase seis décadas na cidade de São Paulo, no bairro do Bixiga. No dia 23 de outubro, o Condephaat, após o golpinho da mudança de sua composição, reviu a decisão do ano passado que vetava a construção das três torres de dezenas de andares do Grupo SS. Se o Secretário Estadual de Cultura do Estado não vetar esse ataque ao teatro, que é estadual, restarão duas proteções: a municipal (Conpresp) e federal (Iphan) (3).
Se Silvio Santos chegou, poucos anos atrás, a ceder em comodato a área em volta do mítico teatro (4) e mostrar-se favorável à permuta do terreno de sua propriedade por outro, nesse novo clima pós-2016, o chefe do Grupo SS não quer mais saber de conversa. Chegaram até a desmarcar a reunião que ocorreria na Prefeitura no dia 13 de novembro e ordenaram a destruição do sambaqui, “ícone vivo, histórico, do sítio arqueológico do Bixiga” (5) , situado no entorno do teatro. Antes, já faz muitos anos, até mesmo uma sinagoga situada nesse mesmo terreno havia sido demolida (6).
Minha (mais uma!) propriedade privada antes de tudo, nos sugere Silvio Santos em vídeo revelador (7), fazendo-nos recordar a célebre fórmula do trabalhador anarquista francês Pierre-Joseph Proudhon – a propriedade é um roubo. Ao garantir seu sagrado direito à propriedade, privará a cidade de um laboratório de vida e de corpos livres atuando em conjunto e com poder/phoder de multiplicação. Esse vídeo (da reunião de Zé Celso com Silvio Santos e outros mais em outubro) nos mostra um tirano decadente, de constantes piadas sem graça (8). Um triste retrato do golpismo atávico das classes dominantes e da sua renúncia de um Brasil autônomo e democrático. O Rei da vela (peça escrita na década de 1930 por Oswald de Andrade, montada pela primeira vez 50 anos atrás e re-encenada no último mês) escancara toda a nossa atualidade colonial: o vídeo parece a peça, como bem disse Fernanda Torres (9).
Por que esse ataque ao Oficina? Trata-se de um assalto ao bairro do Bixiga, como o indica o uso muito mais do que equivocado por parte do Grupo SS da palavra revitalização (?) ao se referir, justamente, a um dos bairros mais vivos da cidade. É uma investida contra o bairro preto, nordestino, boêmio, pobre. Bixiga das multiplicidades, das trabalhadoras, dos teatros, dos terreiros, do samba e da Vai-Vai, das associações e outros pontos de produção do comum, onde são experimentadas formas de vida inabituais. Da metrópole viva. Um teatro-rua, teatro-pista, do janelão de vidro em sua conexão com a cidade, atravessado pela cesalpina, árvore totem – que nasce dentro do teatro de Lina e vai pra fora. O transbordar de uma cosmopolítica; terra e democracia sendo semeadas (10).
A importância do Oficina se dá também pela sua existência como território livre e pela sua força de conexão com outros lugares de experimentação. O Oficina participa ativamente de uma cartografia do contrapoder. No Bixiga, como vimos, no Brasil (territórios indígenas, quilombos, ocupações, assentamentos e muitos outros) e no planeta. Mundos. Subversão em ato de corpos elétricos no terreyro eletrônico. Nesses dias que comemoramos o centenário da revolução de 1917, refaz e recria os elos, indissolúveis, entre ética e estética (“sem forma revolucionária, não há arte revolucionária”, Maiakovski), dos poetas e criadores que anunciaram a esplêndida revolução e cujo fim indicou, já precocemente, seu triste declínio. Corpos não domesticados e descolonizados. Quando alguns querem (de forma infértil e impotente) opor “classe” e “diferença”, o Oficina, e seu emblema, a bigorna (remetendo ao ofício teatral e proletário) ativa um devir-indígena (11), um devir-negro; uma transesquerda (Zé Celso).
No tal vídeo, Silvio Santos pergunta para Zé Celso o que ele quer fazer com o terreno. Frente ao interesse estreito e individual (suposto pelo empresário), um espaço para a coletividade-cidade (a-anhangá-anhangabaú-da-feliz-cidade) responde o homem de teatro. Em oposição à avidez, um laboratório da felicidade guerreira, alimentada pela potente linhagem da antropofagia. Num planeta onde tudo parece e é complexo, a reunião citada escancara o dilema de Rosa Luxemburgo um século atrás: socialismo ou barbárie. Ou a fartura do comum de Artaud contra o mundo miserável do capitalismo. A política como invenção, criação, provocação, devoração. Teatro-vida da presentação e não da representação, afirmação de uma vida outra. Luta e alegria.
2. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) aprovou, na última quinzena de outubro, o projeto do Grupo SS, de Silvio Santos, de construção de três torres de 28 andares no terreno do entorno do Teatro Oficina. O teatro, bem como o entorno, são reconhecidos como patrimônio cultural nos níveis federal, estadual e municipal. Para a execução do projeto serão necessárias ainda as aprovações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
10. Vejam o forte diálogo entre Sonia Guajajara, Guilherme Boulos e Zé Celso ocorrido ano passado no Oficina: https://www.youtube.com/watch?v=_rf89zFaNT8
11. Segundo Eduardo Viveiros de Castro, “se você olhar a composição étnica, cultural, da pobreza brasileira, você vai ver quem é o pobre. Basicamente índios, negros. O que eu chamo de índios inclui africanos. Inclui os imigrantes que não deram certo. Esse pessoal é essa mistura: é índio, é negro, é imigrante pobre, é brasileiro livre, é o caboclo, é o mestiço, é o filho da empregada com o patrão, filho da escrava com o patrão. O inconsciente cultural destes pobres brasileiros é índio, em larga medida” https://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/29/opinion/1412000283_365191.html
*Jean Tible é professor de Ciência Política da USP e Conselheiro do CSBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário