Olhar/Mosaico em perspectiva de práticas e conhecimentos, políticas e artes africanas/diapóricas. Biocaminho na esfera. Anima afim de experimentar toques e palavras, sons e ruídos, notas tortas, acalentando dissonantes rebeldias. Desejos de sorver quase tudo no cosmo, na Américafrolatina. Utopias à beira do Atlântico. Por desvelar e reconhecer as partes e o todo, durante a busca do estar pleno no mundo, enquanto for.
sexta-feira, 24 de abril de 2020
Adriana Paixão – Diálogos Ausentes (2016)
A atriz e pesquisadora Adriana Paixão fala sobre sua infância e seus primeiros interesses pelas artes cênicas. Comenta a origem da Capulanas Cia. de Arte Negra, em 2007, e os trabalhos desenvolvidos pelo grupo sobre a representação feminina e o empoderamento a partir da imagem da mulher negra. Ela cita como exemplo os espetáculos Solano Trindade e suas Negras Poesias, que circulou em regiões periféricas, e Sangoma, sobre o racismo estrutural, especialmente em relação às mulheres negras.
Durante o ano de 2016, o Itaú Cultural realiza o evento mensal Diálogos Ausentes, sobre a presença e a obra de artistas negros em diversas áreas de expressão da cultura e da arte brasileiras.
Depoimento gravado em setembro de 2016 no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.
Saiba mais em: http://bit.ly/1VwEWOK.
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Entrevista e roteiro: Gabriel Carneiro (terceirizado)
Captação e edição: Belluah Produções
Nenhum comentário:
Postar um comentário