SILVA, Salloma Salomão Jovino da. Bio-caminho

salloma Salomão Jovino da Silva, "Salloma Salomão é um dos vencedores do CONCURSO NACIONAL DE DRAMATURGIA RUTH DE SOUZA, em São Paulo, 2004. por dez anos foi Professor da FSA-SP, Produtor Cultural, Músico, Dramaturgo, Ator e Historiador. Pesquisador financiado pela Capes e CNPQ, investigador vistante do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa. Orientações Dra Maria Odila Leite da Silva, Dr José Machado Pais e Dra Antonieta Antonacci. Lançou trabalhos artísticos e de pesquisa sobre musicalidades e teatralidades negras na diáspora. Segue curioso pelo Brasil e mundo afora atrás do rastros da diáspora negra. #CORRENTE- LIBERTADORA: O QUILOMBO DA MEMÓRIA-VÍDEO- 1990- ADVP-FANTASMA. #AFRORIGEM-CD- 1995- CD-ARUANDA MUNDI. #OS SONS QUE VEM DAS RUAS- 1997- SELO NEGRO. #O DIA DAS TRIBOS-CD-1998-ARUANDA MUNDI. #UM MUNDO PRETO PAULISTANO- TCC-HISTÓRIA-PUC-SP 1997- ARUANDA MUNDI. #A POLIFONIA DO PROTESTO NEGRO- 2000-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO- PUC-SP. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- CD - 2002 -ARUANDA MUNDI #AS MARIMBAS DE DEBRET- ICS-PT- 2003. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- TESE DE DOUTORADO- 2005- PUC-SP. #FACES DA TARDE DE UM MESMO SENTIMENTO- CD- 2008- ARUANDA SALLOMA 30 ANOS DE MUSICALIDADE E NEGRITUDE- DVD-2010- ARUANDA MUNDI. Elenco de Gota D'Água Preta 2019, Criador de Agosto na cidade murada.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Salloma Salomão bancas e CV Lattes

By Marco Aurélio Olímpio

Salomao Jovino da Silva

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7881261009549464 ID Lattes: 7881261009549464
Última atualização do currículo em 09/04/2019

Possui graduação (1997), Mestrado (2000) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente tem contrato de trabalho por tempo indeterminado na Fundação Santo André. Consultor da Secretaria de Educação do Município de São Paulo, tem experiência em produção e gestão cultural e formação acadêmica e continuada de professores na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas musicais de origem africanas; Dramaturgia e teatro negros; Políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX; Identidades étnicas e movimentos negros urbanos; Sociabilidades negras em São Paulo; e Musicalidades africanas. Suas produções mais recentes tratam de Dramaturgias e teatros Negros no Brasil em parcerias com os Grupos Coletivo Negro e Cia Capulanas de Arte Negras.Músico e professor, pesquisador de Cultura Negras, Afrodiaspóricas e História da África. 6 Cds gravados, 3 dvs, dois livros autorais e colaborador de revistas e grupos de pesquisa acadêmica e artísticos sobre culturas musicais africanas e afro-brasileiras, dramaturgia e teatro negros. Produz e executa eventos artísticos de temática negra e afrodiaspórica. Trabalha na Fundação Santo André, ministrando Aulas na Graduação e Pós em História e Relações internacionais. Consultor da Secretarias Municipais e Estaduais de Educação para projetos de formação continuada de professores. Desenvolve os seguintes temas: Culturas musicais de origem africanas, Dramaturgia e teatro negros, Políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX, Identidades étnicas e movimentos negros urbanos, Sociabilidades negras em São Paulo e Musicalidades africanas. Premio Ruth de Souza de Dramaturgia Negra em 2006. Autor encenador de A arca de ébano (2015), 3 Miltons (2016) e Agosto na cidade Murada (2018), com estreia prevista para Agosto do corrente ano, no auditório Instituto Itaú. Consultor dos grupos teatrais Cia Capulanas de Arte Negra, Coletivo Negro, Coletivo Quizumba, Grupos Clariô, as Benditas, Cia do Faroeste, Crespos e mais recentemente do grupo Trança de teatro de Sorocaba e do grupo Treme Terra de danças negras contemporâneas e do espaço Cultural Aparelha Luzia. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Nome
Nome em citações bibliográficas Lattes iD

Endereço
Endereço Profissional
Salomao Jovino da Silva SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da;SILVA, S. J.
http://lattes.cnpq.br/7881261009549464
Fundação Santo André, Fafil. Av. Príncipe de Gales, 821
Bairro Príncipe de Gales 09060650 - Santo André, SP - Brasil - Caixa-postal: 09060650 Telefone: (11) 49793300

URL da Homepage: http://www.fsa.br
Formação acadêmica/titulação
2001 - 2005
Doutorado em História (Conceito CAPES 4).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com
período sanduíche em Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa (Orientador: José Machado Pais).
Título: Memorias sonoras da noite: Fragmentos de musicalidades africanas no Brasil nas iconografias e relatos do século XIX, Ano de obtenção: 2005.

Orientador: Maria Antonieta Martinez Antonacci.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,
/
1997 - 2000
Brasil.
Palavras-chave: Musica e identidade étnica; Escravidão e práticas culturais negras no século; Musicalidades negras no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação Superior; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
Mestrado em História
(Conceito CAPES 4).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A polifonia do protesto negro: Práticas culturais e musicalidades negras em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador-1970-80.,Ano de Obtenção: 2000.

Orientador: Maria Odila Leite da Silva Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Negritude e musicalidade; Movimentos culturais negros; Musica e identidades negras.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Entre o batuque e o reggae: mercado de musica e movimentos de negritude em São Paulo nos anos 80.
Orientador: Maria do Rosário da Cunha Peixoto.

Estagio Doutorado- Investigador Visitante.
ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.
1993 - 1997
Formação Complementar
2004 - 2004
Atuação Profissional
Prefeitura de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - Atual Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Edital de prestação de serviço
Outras informações Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Diretoria Regional de Educação, Campo

Limpo. Consultoria para formação continuada de professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, aplicação da lei 10.639/2003. Projeto A ARCA DE ÉBANO.
Fundação Santo André, FSA, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - Atual Outras informações
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contrato de trabalho por tempo determinado, Carga horária: 5
O curso Lato Sensu em História, Cidade, Cultura e Ensino visa contribuir na atualização e capacitação do profissional da área de história, partindo de uma integração entre ensino e pesquisa. 12o Módulo Brasil-África: Culturas e Interpretações
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2006
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
Vínculo institucional
2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pos Graduação Lato Sensu- NEAB, Carga horária: 5
Vínculo: Pretação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Prefeitura Municipal de Itapecrica da Serra, PMIS, Brasil.
Vínculo institucional
2005 - 2005
/
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Museu Histórico e da Memória, Carga horária: 40
Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional
2000 - 2002 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Centro Cultural do Jabaquara, Carga horária: 20
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional
2002 - 2003
Outros Projetos
2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor História, Carga horária: 40
Curso gratuito de férias - Negritude e Marxismo
Descrição: Resumo: Curso de férias Negritude e Marxismo propõem abordar os legados intelectuais, políticos e culturais africanos e da diáspora, no século XX construídos sobre conceitos métodos e referências de Karl Marx e seus principais interlocutores.. Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (75) .

Integrantes: Salomao Jovino da Silva - Integrante / silva, salloma salomão Jovino - Coordenador / jose carlos gomes da silva - Integrante / Julio Narano Moracen - Integrante / Eduardo Antonio Bonzatto - Integrante.
Periódico: https://www.editorafi.org/estudosafricanos
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco. Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

1o Lugar. II Concurso Nacional de Dramaturgia Ruth de Souza. Texto teatral: Memórias Sonoras da Noite., Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo..

Artigos completos publicados em periódicos
Ordenar por
Ordem Cronológica
1. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Viola d?Angola: Som de raiz. Temas Brasileiros, Edição Especial Temática, No3: Novas pesquisas brasileiras refazem o retrato da Presença Negra. Revista Historia Viva. São Paulo: Editora Duetto, Março, 2006, São paulo, 2006.
Livros publicados/organizados ou edições
1. 2. 3.
SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. EM GOMA dos pés a cabeça , os quintais que sou- Cia capunas de Arte Negra. 1. ed. São Paulo: Capulanas Cia de Arte Negra, 2011. v. 10000. 144p .
SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Brotas - Um Quilombo em itatiba-SP. 1. ed. Itatiba: Berto editora, 2010. v. 1. 113p .

SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da; AZEVEDO, S. J. S. E. A. M. . Um mundo preto paulistano. São Paulo: Aruanda Mundi, 1999.
Capítulos de livros publicados
1. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. As Marimbas de Debret: Presença musical africana na iconografia brasileira

oitocentista. In: Pais, José Machado Pais( Coordenação).. (Org.). Sonoridades Lusos Afro-brasileiras, Estudos e investigações
No32. lisboa: Editora do Instituto de Ciências Sociais da Un. de lisboa, 2005, v. , p. -.
2. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da; DA, A. A. M. E. S. S. J. . Os sons que vem das ruas. In: Elaine Nunes

Andrade. (Org.). Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Selo Negro, 1999, v. , p. -.
Trabalhos técnicos
1. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Lei 10639- Um salto para o futuro- TVE RJ. 2006. (Programa de rádio ou
TV/Entrevista).
Redes sociais, websites e blogs
1. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Mosaico Negro Brasileiro. 2010; Tema: Cultura diaspóricas negras. (Blog).

Demais tipos de produção técnica
  1. FELINTO, R. A. ; SILVA, J. C. G. ; SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da . Artes Negras- Música. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
  2. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Introdução a História da África , da diáspora e das relações raciais no Brasil.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
  3. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. {Em} Goma. Dos pés a cabeça, os quintais que sou.. 2011. (Editoração/Livro).
  4. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Negritude e marxismo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
  5. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. ONNIM- Capulanas Cia de Artes Negras- Corpo, Identidades e Saúde. 2010.
    (Curso de curta duração ministrado/Outra).
  6. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. A sala de aula no Atlãntico negro. 2009. (Curso de curta duração
    ministrado/Extensão).
    Produção artística/cultural
Bancas
/
Mestrado
  1. BARATA, D.; ARAGAO, P. M.; SILVA, S. J.; CUNHA, N. V.; LICHUGE, E.. Participação em banca de Viviani Fernandes de
    Lima. Praça Onze e Congo Square: territórios musicais abandonados e cobiçados. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa
    de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  2. SALLES, P. P.; PINTO, I. V.; SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Leandro Pfeifer. Ecos da
    paulistânia na educação: processos de inclusão da diversidade musical em contextos de formação. 2016. Dissertação
    (Mestrado em Pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.
  3. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Joana Lopes Acuio. Jeitos de tirar Samba- Wilson
    Batista e poética urbana-. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  4. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Pedro Figueiredo Alves da Cunha. Capoeiras e
    valentões na história de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.
  5. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Carina Pacheco Teixeira. Tensão negra no pós abolição
    na cidade do Rio de janeiro: Políticas públicas do estado e reistência. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e
    Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  6. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de helena Francisco Machambisse Gaspar. Autoridades
    comunitárias no desenvolvimento local- Moçambique. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da
    UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  7. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de marcelo rodrigues de lima. Entre lutas, sambas e
    resistências: sociabilidades musicais dos blocos afro do subúrbio ferroviário de Salvador nos últimos decênios do século XX.
    2010. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  8. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Fabrício dos Santos Mota. Guerreiros do Terceiro
    Mundo: Identidades Negras na Música reggae da Bahia( anos80-90). 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.
Teses de doutorado
  1. Siva, Salomão Jovino; SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da; peixoto, maria do rosário cunha; ANTONACCI, M. A.;
    CRIPA, I. A.. Participação em banca de Marilu Santos Cardoso. Musicalidades Brasileiras Expressões, vivências, relações, tensões e resistências no cenário musical urbano dos anos de 1960-1990. 2019. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  2. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Maria Aparecida de Oliveira Lopes. História e memória do negro em São Paulo. 2007. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  3. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em banca de Amailton Magno Azevedo. Memória Musical de Geraldo Filme: Os Sambas e as Micro-áfricas em São Paulo. 2006. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Qualificações de Doutorado
1. peixoto, maria do rosário cunha; AZEVEDO, Amailton Magno; SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Participação em

banca de Marilu Santos Cardoso. Arte na contramão da lógica da sociedade autoritária. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Qualificações de Mestrado
1. BARATA, D.; GAMA, Z. J.; SOUZA, M. L.; SILVA, S. J.. Participação em banca de Maurício Wilson Camilo da Silva. A disputa

de Terra: um constrangimento entre o Estado e os Nativos do Regulado de Djaal - Bissal - Guiné Bissau/Oeste África. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1. SAVIETTO, M. C.; SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da; PEREIRA, M. B.. Participação em banca de Mateus

Zangali.Moradores de rua da cidade de São Paulo: memórias reveladas, histórias resgatadas (1994-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Fundação Santo André.
Eventos
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
  1. arte-e-sociedade-a-representacao-do negro.Representações e estereotipias negras no teatro paulista. 2015. (Seminário).
  2. XI Congresso de História do ABC. Algumas perguntas sobre os limites da ulitlização do termo cultura popular. 2011.
    (Congresso).
  3. II Seminário nacional Africanidades e Afrro-descendência.Música Afro na educação.. 2010. (Seminário).
  4. I Colóquio Internacional Saberes da diaspora africana No Brasil. As tradiçoes musicais negras brasileiras. 2009. (Congresso).
Participação em bancas de trabalhos de conclusão
/
  1. II Colóquio Interrnacional "Amazônias, as Áfricas e as Áfircas na Pan Amazônia". A sala de aula no Atlântico negro. escolarizando temática da diáspora.. 2009. (Congresso).
  2. II Forum Estadual Eduacação e Diverisdade étnico racial.áfrica e Brasil negro no ensino básico.. 2009. (Outra).
  3. III Semena da África: dinâmicas sociais, Políticas e Culturais na contemporaneidade..Intecâmbios entre e África Brasil. 2009.
    (Seminário).
  4. Seminário Internacional Áfricas. Historiografia africana e ensino de História.O Atlântico negro na sala de aula. 2009.
    (Seminário).
  5. Prog Multidisciplinar de Estudos Étnicos eAfricanos.Violas DÁngola: Sobre viagens e miragens de música africana no Brasil
    dos oitocentos. 2008. (Seminário).
  6. Sonoridades Luso Afro Brasileiras. As marimbas de debret. 2003. (Congresso).
  7. Seminario Museu da Cultura Afro-brasileira.Seminario: Museu nacional da Cultura Afro-brasielira, Ministerio da Cultura ,
    Brasilia, novembro. 2002. (Seminário).
  8. Simpósio de História e Musicalidades inter-étnicas.Exposição: vestígios e permanências de musicalidades africanas no Brasil
    no século XIX. 2001. (Simpósio).
Orientações
Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1. 2. 3.
José Eduardo Rosa. Sindicalismo e negritude- Como as centrais sindicais tratram as questões ento-raciais-1975/1995. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Santo André. (Orientador).
Marcio de Castro. Com quantas vozes se faz um coro: O intrínseco entre teatro de grupo e movimento sindical. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Santo André. (Orientador).

Talita M. Salviano. Identidades e memórias de trabalahdores fabris no ABC. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Santo André. (Orientador).
Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização 1. Arthur Alves da Silva. ?Consolidação do Espiritismo como religião no Brasil. 2010. Monografia.
(Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
  1. Gabriela Pool Cattai. Novas Perspectivas sobre as relações Brasil-Chile nos anos 1960-1970. 2014. Trabalho de Conclusão de
    Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino
    da Silva.
  2. Augusto Lopes Ferreira. Cultura Rastafari e mundialização do gênero musical reggae.. 2014. Trabalho de Conclusão de
    Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  3. Paula Serafim Gomes. Internacionalização das problemáticas indígena brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso.
    (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  4. José Eduardo Rosa. Negritude e Sindicalismo-Anseios negros na construção da C.U.T.. 2014. Trabalho de Conclusão de
    Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  5. Luana Cavalcanti Augusto. A luta contra o apartheid.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações
    Internacionais) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  6. Juliana Cesar. Escravidão e a luta pela liberdade negra nos Estados Unidos da América.. 2013. Trabalho de Conclusão de
    Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino
    da Silva.
  7. LAIS NAOMI AKAMINE. A DESOBEDIÊNCIA CIVIL, SUAS INFLUÊNCIAS E VALORES NA PERSPECTIVA DE HENRY DAVID
    THOREAU. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Fundação
    Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  8. WESLEY DE SOUSA SILVA. A GERAÇÃO BEAT E A INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CONTRACULTURA MUNDIAL NAS
    DÉCADAS DE 1950 E 1960. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Fundação
    Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  9. Thamy Flores Ribeiro. Escravidão nos Estados Unidos e Brasil: Memória de Frederick Douglass. 2013. Trabalho de Conclusão
    de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Salomao
    Jovino da Silva.
  10. MARIANA SANCHES. RESTAURAÇÃO E INFLUÊNCIAS OCIDENTAIS NO JAPÃO: DO SHOGUNATO AO PERÍODO MEIJI. 2013.
    Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao
    Jovino da Silva.
  11. Carlos Vinícius Varhidy. Souza Dantas- Escritos diaspóricos de um diplomata negro brasileiro na África em ebulição.. 2012.
12.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
/

/
Mauricio Penha de Carvalho. CANÇÕES DE LATINIDADE: BRASIL E CHILE NA MÚSICA URBANA DOS ANOS 1960 E 1970. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  1. LAÍS DE LEIROS MEDEIROS. NEGROS NA PÓS-ABOLIÇÃO NO ABC PAULISTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  2. RAFAEL LEMES DOS SANTOS. RAP: O SOM QUE INCOMODA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  3. FERNANDO JORGE BARBOSA FERRO. Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a educação nas relações de cooperação entre Cabo Verde e Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
  4. CINTIA VIDEIRA HOLANDA. LEI 10639: CONHECENDO AS EXPECTATIVAS PARA TRANSFORMAR O ENSINO.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Fundação Santo André. Orientador: Salomao Jovino da Silva.
Educação e Popularização de C & T
1.
1. 1.
1.
Redes sociais, websites e blogs
SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Mosaico Negro Brasileiro. 2010; Tema: Cultura diaspóricas negras. (Blog). Artes Cênicas
SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Os negros_uma lacuna. 2012. Teatral. SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da. Tres Miltons Negras Utopias. 2016. Teatral.
SILVA, ́Salloma ́ Salomão Jovino da; Souza, Marina Mello . Aurora Negra. 2013. Diversas.
Musica
Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 08/06/2020 às 18:17:40 






Marangon Thalita Banca do meu TCC. Ano de 2018. Fundação Santo André. História. Título: "Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte: Ialodê - Mulheres de Partido Alto".

Cleber Santana Cleber de Oliveira Santana
Titulo da dissertação: Ê gente que samba! Práticas culturais e sociabilidades na cidade de Aracaju/SE
Defesa realizada na PUC/SP em 2011.



 Luciano Mendes de Jesus - Tanscriações de Tradições: Presença e Movência de Elementos de Africanidades em Cenas de Poéticas Diaspóricas - ECA/USP (Via Google Meet) - 15/04/2020 - banca de qualificação de doutorado


Guilherme Botelho Guilherme Machado Botelho.
Título da Dissertação: Quanto Vale o Show? O fino rap de Atahalyba‐Man.
Instituto de Estudos Brasileiro (IEB-USP). 04/12/2018.



Rafael Galante A minha banca de mestrado😉
Data da defesa: 19.12.2014
"Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação das musicalidades afro-brasileiras"
Ver mais
Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação...
TESES.USP.BR
Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção…
Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação...

2







Lindinalvo Natividade Lindinalvo Natividade. Defesa mestrado em políticas públicas e formação humana - UERJ, 2012.


Marcelo Vitale Salve Salloma Jovino Salomão!! Uma honra a sua presença na minha qualificação e defesa de mestrado! Agradeço muito por toda essa caminhada: Título: Territórios Negros em Trânsito: Penha de França - Sociabilidades e Redes Negras na São Paulo do Pós Abolição. Data: 22 de outubro de 2018. Marcelo Vitale Teodoro da Silva.







Igor Valvassori Igor Santos Valvassori, FFLCH-USP, Mestrado em Geografia Humana - Qualificação e Defesa Final - "Som de Valente: bailes negros em São Paulo". Quali em início de 2017, defesa final em dezembro de 2018. https://www.teses.usp.br/.../tde-22032019-103557/pt-br.php
Som de Valente: bailes negros em São Paulo
TESES.USP.BR
Som de Valente: bailes negros em São Paulo


Geinne Monteiro Meu TCC :) Geinne Monteiro de Souza Guerra. Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH- USP). TGI (Trabalho de Graduação Integrado). Título: "Pacífico negro colombiano: territorialidades e os movimentos negros de 1980 e 1990". 2018-03-07. Link:http://www.tcc.sc.usp.br/.../8021104/tce-18022019-081013/...
Pacífico negro colombiano: territorialidades e os movimentos negros de 1980 e ...
TCC.SC.USP.BR
Pacífico negro colombiano: territorialidades e os movimentos…
Pacífico negro colombiano: territorialidades e os movimentos negros de 1980 e ...

2










Ricardo Plácido Ricardo do Ó Plácido. Título da Dissertação de Mestrado: Territórios Negros: Cartografias e Etnicidades na Experiência do Rap Paulistano. DIVERSITAS - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerância e Conflitos (FFLCH-USP). Data da defesa: 23/09/2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/.../8161/tde-02122019-152750/en.php
Territórios negros: cartografias e etnicidades na experiência do Rap paulistano ...
TESES.USP.BR
Territórios negros: cartografias e etnicidades na experiência do Rap…











Nenhum comentário:

Postar um comentário